SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA - 2020

“Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social” será tema na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) abre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2020, com o tema “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social”, entre os dias 21 a 28 de agosto. Em razão da pandemia, profissionais da área e de representantes das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) de todo os Estados vão participar de uma série de lives, para debaterem o enfrentamento e desafios de inclusão social das pessoas com deficiências na sociedade. A coordenadora dos autodefensores da Federação Estadual Associação Pais Amigos Excepcionais do RS (Feapaes), psicóloga Jaqueline Regina Pilger, informa que, os debates têm o intuito de darem visibilidade para as pessoas com deficiência, mostrando suas potencialidades e possibilidades de atuação em diversas áreas.  “Ao serem protagonistas de sua própria história, elas são empoderadas a derrubarem barreiras, defender seus direitos, além de ocuparem espaços na sociedade, para produzir como todo o cidadão”, disse. Pelo país, muitos municípios e instituições vão promover ações em prol desta importante parcela da sociedade.

 Inclusão social e censo demográfico.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi sancionada pela Lei nº 13.585, de 26 de dezembro de 2017.  Conforme a Fenapaes, a Pessoa com Deficiência no censo demográfico de 2020, foi tema de debate na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, em 2019. Na ocasião, os participantes abordaram a coleta de dados sobre pessoas com deficiência no Brasil, que ocorre desde o censo demográfico de 1872. Após um longo período sem que houvesse qualquer levantamento sobre as pessoas com deficiência, no que compreende o período da década de 1950 até o ano de 1991, muito se questiona sobre as estimativas apresentadas pelos últimos três censos demográficos decenais, no que se refere ao quantitativo de pessoas com deficiência. No censo de 2010, identificou-se um contingente de 45,6 milhões de pessoas (23,9%) com algum tipo de deficiência.

Fonte: FEAPAES-RS
Cadastrada em: 23/08/2020 23:54:07
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Vigário José Ignácio, 371, cj. 501 - Galeria do Rosário

CEP: 90020-100 - Porto Alegre - RS

Fone: 51 3227-6787

E-mail: federacao@apaers.org.br

Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-RS