2º CAMPEONATO DE BOCHA PARALÍMPICA DO RS É DISPUTADO ENTRE OS PRINCIPAIS ATLETAS DAS APAES NO DESPORTO

O evento contou com a participação de atletas já classificados em suas categorias para a Olímpiada Nacional das Apaes deste ano, que acontecerá no Sergipe

 

A cidade de Portão sediou no último final de semana  o 2º Campeonato de Bocha Paralímpica do RS. Ocorrido nos dias 20/10 e 21/10, no Centro de Atividades Lothar Kern, a competição teve a participação de 37 atletas e suas delegações, compostas por técnicos, professores e familiares, somando um total de 130 pessoas. Marcado por rodadas acirradas, os primeiros lugares foram para Matheus, do IFRS Caxias, na categoria BC1; Ivoni, da APAE de Seberi, na categoria BC2; Ryan, da APAE de Portão, na categoria BC3; e Alan, da APAE de Sapiranga, na categoria BC4.

 

Estiveram presentes no torneio os campeões da Olimpíada Estadual do Rio Grande do Sul deste ano. Sendo eles Luciano Ribeiro, campeão na classe BC2, Lurdes Warken, campeã na classe BC3 e a vencedora do Campeonato Brasileiro de Jovens, Bruna Donte, de 17 anos. Os atletas são divididos em classes de acordo com o comprometimento motor da deficiência. BC1 é destinado para participantes com paralisia cerebral que podem jogar com mãos e pés, mas que também podem ter auxiliares. No BC2, embora os atletas possuam paralisia cerebral, isso não é permitido, podendo ser adaptado uma cesta ou suporte para a bola. Já no BC3, o grau de comprometimento motor é maior, onde o jogador é assistido por alguém que tem a função de direcionar a calha. Na classe BC4 os atletas possuem outras condições que não são cerebrais, como distrofia muscular progressiva, esclerose múltipla, lesão medular com tetraplegia, etc. 

 

Foram 15 Apaes no total, além de outras instituições participantes. As unidades presentes foram APAE Campo Bom, APAE Caxias, APAE Porto Alegre, APAE Seberi, APAE Sapiranga, APAE Feliz, APAE Teutônia, APAE Bom Retiro do Sul, APAE Lajeado, APAE Farroupilha, APAE Rio Grande, APAE Butiá, APAE Novo Hamburgo, APAE Cristal e APAE Portão. Estiveram na cerimônia de abertura Afonso Tochetto, Presidente da FEAPAE-RS, Marquinho Lang, Presidente da Faders, Guacir de Llano Bueno, Presidente da Associação de Servidores da Área de Segurança e Portadores de Deficiências do RS (ASASEPODE), o deputado estadual Paparico Bacchi (PL), da Frente Parlamentar em defesa das Apaes, e o prefeito, Delmar Hoff. A abertura foi marcada  por homenagens prestadas ao atleta Vagner Alberti, falecido no dia 18/10, dois dias antes do campeonato.  Vagner estava classificado para competir neste ano na Olimpíada Nacional das Apaes, em Aracaju, no Estado do Sergipe.

 

 

Abaixo, a classificação geral:

 

 

BC1

1° Marheus - Caxias do Sul

2° Milton - Porto Alegre

3° Vitória - Rio Grande 

4° Aline - Teutônia

 

 

BC2

1° Ivoni - Seberi

2° Jian - Portão 

3° kethlin - Teutônia 

4° Jonathan - Teutônia

5° Jones - Teutônia 

6° Max - Porto Alegre 

7° Mariana - Caxias

8° Flavio - Bom Retiro do Sul

9° Luciano - Feliz

10° Bruna - Caxias

11° Keila - Teutônia 

12° Alfoberto - Portão 

13° Erick - Farroupilha

14° Ismael - Sapiranga

 

 

BC3

1° Ryan - Portão 

2° Rodrigo - Rio Grande 

3° Giovanna - Teutônia 

4° Lurdes - Teutônia

5° Vitória - Feliz

6° Bruna - Sapiranga

7° Rosa - Campo Bom

8° Caroline - Campo Bom

 

BC4 

1° Alan - Sapiranga

2° João - Rio Grande 

3° Vanessa - Cristal

4° Wesley - Lajeado

5° Juliane - Butiá 

6° Felipe - Porto Algre

7° Riquelme - Cristal

8° Maria Clara - Novo Hamburgo

 

 

Fotografia & Texto: Nathan Tortorela

Fonte: FEAPAE-RS
Cadastrada em: 26/10/2022 11:32:55
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Vigário José Ignácio, 371, cj. 501 - Galeria do Rosário

CEP: 90020-100 - Porto Alegre - RS

Fone: 51 3227-6787

E-mail: federacao@apaers.org.br

Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-RS