coordenadorias

A atenção integral da saúde da pessoa com deficiência compreende o acolhimento do usuário, em suas necessidades de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

 

A proposta de Promoção da Saúde concebe a saúde como produção social e, desta forma, engloba um espaço de atuação que extrapola o setor saúde, apontando para uma articulação com o conjunto dos outros setores de gestão.

 

Prevenção e Saúde consiste em:

 

Prevenção primária: não permitir a ocorrência de instalações de deficiências.
Prevenção secundária: uma vez instalada a deficiência, permitir o mais rapidamente o diagnóstico e tratamento a fim de impedir a instalação de limitações permanentes;
Prevenção terciária: proporcionar atendimento digno, decente e adequado às Pessoas portadoras de deficiência, para que as sequelas não sejam agravadas enquanto Pessoas não sejam estigmatizadas e desintegradas da sociedade.
A Prevenção das deficiências depende de todos os cidadãos e das autoridades constituídas.

 

Saúde da Pessoa com Deficiência no SUS

 

A atenção integral da saúde da pessoa com deficiência compreende o acolhimento do usuário, em suas necessidades de saúde por meio de ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

 

Na última década, a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, credenciou ao Sistema Único de Saúde - SUS, um total de 57 APAES no RS,vindo de encontro a política da Saúde e da Pessoa com Deficiência implantada no RS, atendendo as resoluções do Ministério da Saúde.

 

A coordenação de prevenção e Saúde, entre suas atribuições vem prestando o assessoramento a estas entidades e as demais no sentido de:

 

  • Articular, acompanhar e avaliar o processo de implantação do  credenciamento das APAES ao SUS ;
  • Coordenar as rotinas (passos) de encaminhamentos  dos credenciamentos;
  • Orientar  de suas obrigações e no desempenho dos serviços vinculados ao SUS,  com a manutenção de equipe mínima exigida pela legislação vigente.
  • Renovação dos contratos, dentro dos prazos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde.
onde estamos

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Rua Vigário José Ignácio, 371, cj. 501 - Galeria do Rosário

CEP: 90020-100 - Porto Alegre - RS

Fone: 51 3227-6787

E-mail: federacao@apaers.org.br

Federação das APAEs do Estado do Rio Grande do Sul

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença da FEAPAE-RS